quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Para meus AMIGOS!!!

Nesses últimos dias ando meio saudosista, sentindo falta de muitas coisas e lembrando de muita coisa que ja passou na minha vida. Acho que pelo fato de está chegando no final do ano, a gente tende a refletir mais pelas coisas que se passaram e o que o futuro nos reserva. Dentre tantas coisas que tenho sentido saudades nesses últimos dias (da minha infância, época de escola, SÃO JOÃO DOS PATOS,faculdade...), me deparei com um texto que fala de amizade. esse texto eu já tinha lido por diversas vezes, mais relendo hoje, lembrei de vários amigos que estão distantes. Então, dedico a todos eles este texto que segue:
"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!"(Paulo Sant'Ana)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Barca Afundou!!!!!!

O Clube de Regatas Vasco da Gama, ganha de presente nos seus 110 anos a queda para segunda divisão do futebol brasileiro. É muito triste para um clube com a tradição do Vasco da Gama levar uma mancha como essa para o resto da vida. O Clube de Regatas Vasco da Gama, para os que não conhecem a sua história, foi um clube pioneiro em diversas vertentes, tal como:
-Primeiro clube brasileiro a aceitar OPERÁRIOS e NEGROS como atletas.
-Primeiro Campeão carioca invicto em 1924 (16 jogos e 16 vitórias) com 100% de aproveitamento.
-Em 1926 construiu em apenas 11 meses aquele que seria por muitos anos o maior Estádio da América do Sul, até 1940 quando foi inaugurado o Pacaembu.
-EM 1948, foi o primeiro Campeão Sul-Americano de forma invicta, disputado no Chile, sendo o primeiro título de um time de futebol brasileiro - incluindo aí a Seleção - conquistado fora das fronteiras do Brasil.
Isso sem falar nos inúmeros títulos Estaduais, 4 campeonatos brasileiros, Libertadores da América, Mercosul, entre outros...
É muito triste v~e esse passado repleto de glórias ser manchado dessa forma. Eu acho que o que o Vasco deve fazer é se unir.Os vascaínos têm que pensar só numa coisa, trabalhar, se unirem em torno do Vasco, deixar a política de lado, fazer um trabalho muito bem feito em cima do quadro social, fazer um movimento para aumentar o quadro social. O Vasco é um clube que sempre venceu todas as lutas, é um clube que conseguiu tudo com o esforço dos vascaínos. Foram os seus associados que em 1926 conseguiram comprar o terreno e construíram o nosso Caldeirão.Eu tenho certeza que nós vamos recuperar isso. É só haver um planejamento. O que falta é uma diretoria que deixe de apenas criticar a Admnistração anterior e procure fazer um trabalho sério, sem passividade diante das situações, como eu tenho observado. Só assim, conseguiremos sair dessa lama que nos cerca, para deixar arranhada para sempre a nossa HISTÓRIA.